Laudo Nr 13

Precisa de Laudo nr 13? A Norma Regulamentadora NR-13 por intermédio de laudos, estabelece condições mínimas de segurança para o uso de caldeiras, compressores, vaso de pressão e tubulações, exigindo assim a documentação para a utilização destes equipamentos.

Saiba mais informações sobre este documento a seguir.

Laudo nr 13: Entenda o que é e para que serve

Em algum momento você já ouviu falar no laudo nr 13? Certamente, se você trabalha em indústrias químicas, alimentícias, farmacêuticas entre outras, já deve ter ouvido falar. Mas se ainda não sabe ao certo qual o objetivo dele, explicaremos nesse texto.

O laudo da NR 13 é um documento muito importante que visa garantir o funcionamento adequado de certos equipamentos e garantir a segurança de todos. Além disso, esse documento é obrigatório e deve ser realizado somente por profissionais ou empresas habilitadas.

Durante a inspeção, os profissionais devem certificar que os equipamentos estão funcionando adequadamente e solicitar o ajuste caso necessário, pois se houver alguma anormalidade, o risco de acidentes pode ser grande.

Quais equipamentos devem ser inspecionados pela Nr 13?

Como já vimos, o objetivo da inspeção NR13 é verificar se os equipamentos estão aptos a operar e seguros, por isso, a lei exige a inspeção da estrutura dos mesmos para analisar se não há nenhuma trinca ou corrosão severa.

Através da inspeção realizada, os profissionais conseguem emitir o laudo e nele contém todas as informações registradas, além de anotações caso seja necessário realizar algum ajuste.

Mas você sabe quais equipamentos devem ser inspecionados e precisam do laudo?

Então aproveite para conhecer:

  • Compressores: Os compressores são equipamentos que tem o objetivo de acumular e aumentar a pressão de um fluido no estado gasoso, como por exemplo ar e vapor de água;
  • Caldeiras: Caldeiras são equipamentos usados ​​em locais onde o vapor é necessário para o processamento;
  • Vasos de pressão: Os vasos de pressão são reservatórios usados ​​em vários processos. Eles são adequados para diferentes tipos de fluidos e essenciais para a operação da maioria das indústrias atuais;
  • Autoclaves: É um tipo de aparelho utilizado para esterilizar materiais por meio do calor úmido em alta temperatura;
  • Boilers e acumulador de água sob pressão: Ambos têm a função similar a de uma caldeira, que é acumular água em alta temperatura e pressão;
  • Tubulações: São utilizados em qualquer processo industrial, pois sua função é transferir fluidos do processo em que estão inseridas;
  • Tanques metálicos: São tanques destinados a armazenar e estocar fluidos na sua fase líquida, como gasolina, etanol, diesel e outros.

Quais empresas devem investir no serviço de inspeção Nr 13?

Conforme previsto na lei Nr 13, é de grande importância que as regras determinadas sejam aplicadas em todo equipamento que se enquadra no anexo II do manual, inclusive os equipamentos considerados como auxiliares de unidades.

Dentre eles estão:

  1. Todo e qualquer equipamento considerado como caldeiras;
  2. Vasos de pressão em que o produto P.V seja maior do que 8 e a pressão máxima de operação em kPa, em módulo, e V o seu volume interno em m³; c;
  3. Vasos de pressão que tenham fluídos classificados na classe A, seja quais forem as dimensões do produto;
  4. Recipientes móveis com P.V superior a 8 ou fluidos da classe A;
  5. Sistema de tubulação interligado com vasos de pressão ou caldeiras classificadas de acordo com 13.4.1.2 e 13.5.1.2..

E geralmente, indústrias que trabalham com estes tipos de equipamentos são:

  • Indústrias alimentícias;
  • Indústrias químicas;
  • Indústrias farmacêuticas;
  • Indústrias petroquímicas;
  • Hotéis;
  • Entre outros.

Portanto, se sua empresa trabalha com algum equipamento mencionado anteriormente, saiba que é necessário investir no serviço de inspeção e laudo da NR 13.

Mas não se preocupe. Para investir na melhor empresa para emissão do laudo, pode contar com a Alfa e Ômega, uma companhia que busca a satisfação de seus clientes e, para tanto, estabelece uma metodologia que atua na prevenção da saúde e integridade física dos trabalhadores.

A Alfa e Ômega oferece Laudo nr 13!

A Alfa e Ômega é uma empresa que busca a satisfação de seus clientes e, para tanto, estabelece uma metodologia de ação que atua na prevenção da manutenção da saúde e integridade física dos trabalhadores, oferecendo um atendimento de excelência com uma equipe qualificada, comprometida e especializada na emissão de laudos em conformidade com a NR 13.

Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!

.