Inspeção Nr 13

Já ouviu falar na inspeção Nr 13? Saiba que a norma define condições básicas de segurança para o uso de caldeiras, compressores, vaso de pressão e tubulações, exigindo assim um laudo para a utilização destes equipamentos.

Saiba mais informações sobre a inspeção destes equipamentos.

Inspeção Nr 13: Saiba o que é e entenda sua importância

Quem trabalha em indústrias de diferentes segmentos sabe que elas necessitam passar por inúmeras inspeções para garantir a segurança de todos.

Cada inspeção é responsável por avaliar e garantir que todos os equipamentos e maquinários estejam em conformidade. Uma delas é conhecida como inspeção Nr 13.

A inspeção NR 13 inclui a verificação e execução de alguns testes para registrar e garantir o uso seguro de caldeiras, vasos de pressão, trocadores de calor, compressores, tanques, entre outros utilizados por determinadas indústrias.

Seu principal objetivo é avaliar e manter as condições de funcionamento e segurança dos equipamentos, o que é uma exigência do Ministério do Trabalho, pois envolve a segurança dos trabalhadores.

Portanto, não é uma simples inspeção e sim uma norma prevista em lei e que deve ser cumprida em algumas indústrias.

Quais equipamentos devem ser avaliados na inspeção Nr 13?

Como já vimos, os testes da inspeção servem para manter alguns equipamentos em constante funcionamento para garantir a segurança de todos.

Estes equipamentos se resumem a caldeiras, vasos de pressão, tanques metálicos, tubulações, entre outros.

Para entender melhor como esses equipamentos funcionam e como a inspeção pode ser útil, separamos a seguir algumas explicações.

Acompanhe:

Caldeiras: Caldeiras são equipamentos usados ​​em locais onde o vapor é necessário para o processamento. Atualmente, o vapor é amplamente utilizado para a troca de calor em indústrias, hotéis, hospitais, lavanderias e outros locais.

Além disso, a NR-13 estipula que a caldeira deve possuir:

  1. Uma válvula de segurança cuja pressão de abertura é ajustada para ser igual ou inferior à pressão de trabalho máxima permitida;
  2. Um instrumento que indica a pressão de vapor acumulada;
  3. Uma placa com informações do fabricante, ano de fabricação, pressão máxima de trabalho e outros dados importantes.
Vasos de pressão: Os vasos de pressão são reservatórios usados ​​em vários processos. Eles são adequados para diferentes tipos de fluidos e essenciais para a operação da maioria das indústrias atuais.

As disposições gerais que os vasos de pressão necessitam são:

  1. Acessórios (como válvulas) cuja pressão de abertura seja igual ou inferior à pressão de trabalho máxima permitida;
  2. Instrumento de medição calibrado indicando sua pressão de trabalho;
  3. Placa de identificação com informações do fabricante, ano de fabricação, pressão máxima de trabalho entre outros dados técnicos.
Tanques metálicos: São tanques de superfície destinados a armazenar e estocar fluidos na sua fase líquida, como gasolina, etanol, diesel e outros.

Com os serviços de inspeção dos tanques, é possível eliminar riscos de segurança para os colaboradores e evitar danos ao meio ambiente;

Tubulações: São utilizados em qualquer processo industrial, pois sua função é transferir fluidos do processo em que estão inseridas.

Os regulamentos gerais necessários para as tubulações são:

  1. Ser equipadas com manômetro de trabalho (corretamente calibrado);
  2. Fornecer válvulas e dispositivos de segurança de acordo com os padrões estabelecidos;
  3. Passar por inspeções de segurança e manutenções obedecendo o prazo máximo estabelecido.

Por que investir na inspeção Nr 13?

Dentre os muitos motivos para investir na inspeção Nr13, podemos destacar a segurança que ela garante aos trabalhadores e aos maquinários.

E o que muitos não sabem é que essa inspeção está prevista em lei e é obrigatória para todas as empresas e indústrias que trabalham com os equipamentos já mencionados anteriormente.

O não cumprimento da NR-13 além de representar altos riscos de acidentes de trabalho, também podem implicar em multas muito altas. Portanto, é sempre importante estar por dentro das normas e procedimentos.

Por isso, não perca mais tempo e evite burocracias.

Para investir na melhor empresa para a inspeção, pode contar com a Alfa e Ômega, uma companhia que garante a satisfação de seus clientes e oferece as melhores soluções para todos.

Precisa de inspeção Nr 13?

A Alfa e Ômega é uma empresa que busca a satisfação de seus clientes e, para tanto, estabelece uma metodologia de ação que atua na prevenção da manutenção da saúde e integridade física dos trabalhadores, oferecendo um atendimento de excelência com uma equipe qualificada, comprometida e especializada na inspeção em conformidade com a NR 13.

.