Decantador Lamelar

O decantador lamelar é um equipamento usado em determinados segmentos para o tratamento de efluentes, biológico e tratamento físico-químico. Contar com o fornecimento do decantador de uma empresa especializada na área é fundamental para que tenha os melhores resultados com o seu uso.

Conheça o decantador lamelar e entenda sua funcionalidade

O decantador lamelar é um tipo de equipamento de grande volume para tratamento secundário de efluentes. No processo de tratamento, sua principal função é a retirada de sólidos formados durante a remoção dos poluentes presentes nos efluentes.

De maneira mais ampla, podemos dizer que o processo de decantação utiliza forças gravitacionais para separar as partículas densas superior à da água. Trata-se de um processo dinâmico de separação, no qual a velocidade de escoamento do fluido influencia na eficiência de deposição das partículas.

Além disso, o decantador pode ser eficiente para tratamento de águas pluviais, águas de reuso, tratamento biológico, tratamento físico-químico (remoção de precipitados), precipitação de compostos metálicos e efluentes de difícil decantação.

Se você pretende adquirir este equipamento na sua empresa, é importante levar em consideração alguns pontos relevantes, como a taxa de aplicação, vazão, tempo de residência e outros dados de processo que condizem com o tipo de projeto. Além disso, é importante também dar preferência a materiais de fabricação não corrosivos, assim como o polipropileno.

Como funcionam os decantadores lamelares?

Os decantadores lamelares podem ser considerados como tanques prismáticos, fabricados em sua maioria, em polipropileno com reforços externos em aço tubular revestido, caracterizando-se principalmente pela presença de elementos lamelares em seu interior.

Esses elementos aumentam significativamente a área superficial para a sedimentação das partículas, de modo que reduz consideravelmente o tamanho e volume do decantador lamelar em comparação a um decantador convencional de mesma vazão.

Para funcionar, o efluente entra no sistema em fluxo permanente direcionado por anteparos na entrada para o fundo do decantador. As partículas sólidas com densidades maiores que a do efluente, tendem a se colidirem com as superfícies inclinadas dos elementos tubulares e a formarem flocos com maior densidade.

Os flocos e partículas escorregam pelos canais inclinados em sentido oposto ao do efluente, decantando no fundo do tanque sob o domínio da gravidade.

Simultaneamente, o efluente tratado é colhido por calhas vertedoras na parte superior do equipamento. O lodo acumulado deve ser eliminado periodicamente através da conexão de saída na parte debaixo do decantador, diminuindo o intervalo de remoção para o lodo orgânico, a fim de evitar a possível formação de gases.

Vantagens do decantador lamelar industrial

Agora que já sabe como o decantador funciona e qual sua importância no tratamento de efluentes, é importante conhecer também quais são suas vantagens, assim é possível fazer uma escolha correta sem que haja nenhuma dúvida.

Acompanhe a seguir:

  • Possui tubulação com derivação horizontal para a saída de lodos;
  • Elementos tubulares inclinados de PVC rígido de alta eficiência;
  • Estrutura compacta de elevada resistência;
  • Tempo de detenção hidráulica reduzido;
  • Resistência contra corrosão interna e externa;
  • Segurança contra vazamentos;
  • Proteção contra diferentes condições climáticas (aditivação anti-UV);
  • Baixo custo operacional e de manutenção.
  • Fácil instalação.

São muitas vantagens oferecidas por um único equipamento. Mas é sempre válido ressaltar a importância de encontrar uma empresa líder de mercado e especializada em oferecer as melhores opções de decantadores, assim como a Alfa e Ômega Engenharia, uma companhia que tem a missão de oferecer as melhores soluções aos seus clientes.

Pesquisando sobre decantador lamelar?

Alfa e Ômega é uma empresa com vasta experiência no mercado sendo especialista em serviços como engenharia de segurança do trabalho, engenharia ambiental, engenharia papel e celulose e engenharia do ar.

A organização atua no Brasil e América do Sul com tecnologias para o controle e tratamento do ar, armazenamento e mistura de fluídos, serviços de higiene ocupacional, laudos e implementação de medidas de controle de engenharia para prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

A empresa tem como objetivo cuidar do meio ambiente e do ser humano dispondo de produtos e serviços de excelência. Para isso, trabalha com toda a estrutura necessária e conta com profissionais capacitados no ramo.

Ficou interessado(a)? Descubra mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa Alfa e Ômega entrando em contato agora mesmo.